Conheça 4 benefícios do esporte para a saúde e saiba como escolher o melhor para você!
Conheça 4 benefícios do esporte para a saúde e saiba como escolher o melhor para você!
O sedentarismo é um problema muito sério. De acordo com dados do IBGE, somente no Brasil, mais de 40% dos adultos são considerados sedentários — e isso que nem temos uma cultura de fast food, como nos Estados Unidos. Os dados são preocupantes e, por isso, é cada vez mais importante entender os benefícios do esporte e inseri-lo em sua rotina.
A prática do esporte fará bem tanto para o seu corpo quanto para a sua mente, por isso, é importante que ele faça parte do seu dia a dia. Além disso, ele estimula a socialização e ajuda você a se distanciar de pensamentos negativos, muito comuns em quem passa por uma depressão, por exemplo.
Acredite, o esporte vem para somar na sua vida e tornar seus dias mais divertidos. A seguir, listamos vários esportes para você conhecê-los e optar por aquele que mais agradar. Além disso, trouxemos 4 benefícios que eles proporcionam para o seu bem-estar. Continue a leitura e confira!
Encontre um esporte para chamar de seu
Existem muitos esportes que podem fazer parte da sua rotina, ajudando a fortalecer sua saúde e melhorar sua autoestima. Conheça os principais deles.
Natação
A natação é considerada um dos esportes mais completos. Isso porque, enquanto trabalha a função cardiorrespiratória, a modalidade também treina diversos grupos musculares. E a natação ainda contribui para o bom desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades sociais.
Como a água é mais densa que o ar, a força realizada é maior que ao ar livre. Logo, há um aumento da resistência e tonificação dos músculos. No entanto, vale destacar que ela também é indicada para quem precisa de atividade de baixo impacto. A hidroginástica, por exemplo, é ideal para quem deseja fortalecer a coluna.
Caminhada e corrida
A caminhada é um dos esportes mais simples de praticar, pois não exige nenhuma habilidade e pode ser praticado em qualquer lugar. Ela ajuda a fortalecer o desempenho das válvulas do coração, melhorando assim a oxigenação do corpo e a circulação de hemoglobina — proteína existente no interior das hemácias, responsável pelo transporte de oxigênio.
Além do corpo, a saúde mental é beneficiada com as caminhadas, uma vez que ela reduz os riscos de problemas de atenção e memória. Se for praticada durante o dia, ainda tem o beneficio do banho de sol!
Já a corrida exige uma intensidade maior, porém, também traz vários benefícios, como a redução dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, claro, a perda de peso.
No entanto, não podemos parar por aí, pois essa modalidade oferece muitas vantagens para o corpo, como:
● melhora da qualidade do sono: após realizar esse exercício, o corpo começa a liberar endorfina, substância responsável por proporcionar uma sensação de prazer, o que ajuda o corpo a relaxar e, consequentemente, melhora a qualidade do sono;
● combate à depressão: além da endorfina, esses exercícios também liberam serotonina (hormônio da felicidade) e norepinefrina (hormônio que ajuda a regular a concentração, o humor e a memória), que agem em nosso corpo como antidrepessivos;
● melhora da memória: esses exercícios estimulam a produção de novos neurônios no cérebro, especialmente no hipocampo, o qual é o responsável pela formação de novas memórias;
● aumento da disposição e condicionamento físico: tanto a corrida quanto a caminha tornam os músculos mais fortes e resistentes. Além disso, estimulam o fornecimento de nutrientes e oxigênio para os tecidos, fazendo com que o sistema cardiovascular trabalhe com mais eficiência.
● controle da pressão arterial: a caminhada e a corrida ajudam a regular o sistema nervoso simpático (parte do sistema nervoso que inclui a constrição dos vasos), aumentando a produção de óxido nítrico (molécula que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, permitindo que o oxigênio e os nutrientes fluam livremente pelo corpo). Com isso, as artérias relaxam e há um maior controle da pressão arterial;
● redução dos riscos de diabetes, AVC e infarto: esses exercícios potencializam o funcionamento da rede de vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para os músculos, melhorando a saúde em vários aspectos. Com isso, há redução dos riscos de desenvolvimento de doenças do coração, AVC, diabetes, entre outros.
Musculação
A musculação ajuda a reduzir a quantidade de gordura no corpo, pois, com a prática desse esporte, o metabolismo acelera e a massa muscular aumenta. Com isso, há um favorecimento do gasto calórico, que ocorre mesmo quando você não está se movimentando.
Além disso, esse exercício aumenta a densidade óssea. Isso significa que os ossos ficam mais resistentes, o que reduz as chances de você desenvolver osteoporose no futuro e até mesmo diminui os riscos de fraturas.
Vale destacar também que a musculação fortalece a ação cardiorrespiratória e reduz os níveis de glicemia e colesterol no sangue, uma vez que elas estão diretamente ligadas às doenças do coração.
Crossfit
Rico em exercícios de alta intensidade, o crossfit é ótimo para quem busca alta performance, condicionamento físico e perda de peso. Além disso, ele melhora a flexibilidade, auxiliando nas tarefas do dia a dia.
Beach tennis
A movimentação intensa em solo irregular, como acontece no beach tennis, ajuda a aumentar o gasto calórico devido ao esforço realizado pela musculatura das pernas. Além disso, durante a atividade física, há uma grande exigência dos grupos musculares. Com isso, eles são fortalecidos.
Por fim, vale destacar que o beach tennis estimula o pensamento rápido, uma vez que as tomadas de decisões precisam ser feitas com agilidade para não perder a dinâmica do jogo. Inclusive, incentiva a interação entre as pessoas e, consequentemente, ajuda a fazer novas amizades.
Benefícios do esporte
Você só tem a ganhar ao praticar esportes, tanto em saúde física quanto mental. Para convencer você disso, separamos os principais benefícios que essas atividades físicas proporcionam. Acompanhe!
1. Reduz o estresse
Ao manter o seu corpo ativo, a sua mente afasta aqueles pensamentos negativos que afetam o seu emocional — principalmente se você tem dias muito estressantes no trabalho e até mesmo em casa.
Isso acontece porque durante a prática da atividade física a endorfina é liberada no seu corpo. Essa substância é responsável por controlar o bom humor e o relaxamento. Assim, você sente menos estresse no seu dia a dia.
2. Aumenta a autoconfiança
À medida que a sua resistência e força aumentam, você passa a se sentir muito melhor, principalmente ao se olhar no espelho. Com isso, vem a autoconfiança, que reflete tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Quando isso acontece, você sente muito mais determinação e confiança nas suas tomadas de decisões.
3. Melhora a concentração
O nosso corpo pode envelhecer e perder a mobilidade com o passar dos anos — e isso é perfeitamente normal. Porém, as habilidades mentais podem ser protegidas à medida que o tempo passa, e uma maneira eficiente de fazer isso é praticando esportes, uma vez que ele aumenta a concentração e auxilia na potencialização da memória.
4. Aumenta o condicionamento físico e a resistência
Resistência e condicionamento físico fazem parte da vida de quem pratica esportes rotineiramente. Isso porque esse tipo de exercício fortalece a musculatura e melhora a saúde cardiorrespiratória. Assim, o coração consegue trabalhar melhor, o que contribui para evitar o surgimento de doenças.
O que considerar na hora de escolher um esporte
O primeiro passo é escolher um esporte que você se sinta bem em praticar. Do contrário, terá pouca motivação para praticá-lo e, com o passar do tempo, voltará para o sedentarismo.
O segundo passo é definir seus objetivos. Se você deseja fortalecer a musculatura e melhorar sua performance, o crossfit, a musculação, pilates e natação podem ser alternativas interessantes, por exemplo.
Por fim, a palavra-chave para se manter em forma: consistência. Não desista no meio do caminho. Até mesmo nos dias que estiver com mais cansaço, realize o esporte que se propôs a praticar. Agora que você conhece os benefícios do esporte para a saúde, pode escolher aquele que mais atende às suas necessidades — e claro, que mais traz prazer também.
Inclusive, leve em consideração a opinião do seu médico, ela é muito importante para evitar lesões e outros problemas de saúde. É fundamental realizar avaliação cardiológica, assim como aumentar a frequência e intensidade aos poucos. Ou seja, não comece com tudo antes de avaliar condições preexistentes.